Pesquisador

domingo, 2 de março de 2008

O grande dilema do Criador

As escrituras nos apresentam dois títulos muito importantes do Criador YAOHUH UL (IÁORRU UL): um deles é o título "Ohaviul" que significa "Amor". Assim, YAOHUH OHAVIUL significa YAOHUH AMOR. O outro título igualmente importante é "Tzaodoq" que significa "Justiça". Assim, YAOHUH TZAODOQ significa YAOHUH JUSTIÇA. (pronúncias arcaicas originais).

Sendo YAOHUH UL (IÁORRU UL) amor, não é seu desejo que nenhum de nós se perca ou pereça sob condenação. O seu coração é total e completo em amor, e como tal, buscará sempre o bem e o livramento de quem ele ama. Contudo, sua destra é de justiça, pois nele não há injustiça alguma. O amor determina a salvação e absolvição dos amados. A justiça exige a condenação para o seu cumprimento. Este é o dilema que somente a sabedoria de YAOHUH UL (IÁORRU UL) seria capaz de solucionar. Livrar e ao mesmo tempo condenar? Absolver e ao mesmo tempo aplicar a pena?

Se alguém contraiu uma dívida e no dia da quitação não tem dinheiro para pagar, seu credor tem legalmente o direito de exigir todos os seus bens para cobrir parte da dívida ou até mesmo exigir punição do devedor acerca da dívida não quitada. Se observarmos todos os códigos penais das constituições dos países, eles estabelecem penalidades para o caso de alguma lei ser descumprida ou alguma obrigação não ser quitada. Os próprios contratos civis incluem cláusulas de multas ou penalidades pelo descumprimento de parte ou do todo do contrato. Cumprir com todas as obrigações é o que compõe uma parte da justiça, e penalizar a quem não cumpre todas as suas obrigações é a outra parte da mesma justiça.

Contudo, não tendo alguém como cumprir com as obrigações acordadas ou não tendo como pagar as dívidas assumidas, poderá legalmente ser apoiado por alguém que esteja em condições de cumprir por ele tais obrigações ou de pagar para ele as suas dívidas. Havendo alguém que cumpra nossas obrigações e pague as nossas dívidas, a justiça estará cumprida sem mácula alguma, e nós, devedores, estaremos livres de punições. Tudo o que é necessário é haver alguém que esteja disposto a cumprir obrigações alheias e pagar dívidas alheias, tendo este mesmo perfeita capacidade para fazê-lo.

Nenhum comentário: