Pesquisador

domingo, 2 de março de 2008

Um caminho que podia não ter volta

Certamente muitos jamais pensaram no que YAOHUSHUA (IAORRÚSHUA) realmente se dispos a fazer vindo ao mundo como homem ("adam"). Em primeiro lugar é dificílimo imaginar que alguém possa ter nos amado tanto a tal ponto de se despir de todo o seu esplendor para habitar numa morada de carne de pecado que é um corpo como o nosso. É impossível para a mente humana conceber que o próprio Criador se tenha disposto a ocupar o nosso lugar, em carne de pecado, para passar por todas as humilhações, dores, sofrimentos, injúrias, maledicências, falsos testemunhos, e finalmente morrer como criminoso num madeiro, debaixo de leis romanas da época. Esse "último adam", como as escrituras a ele se referem, veio para fazer aquilo que o "primeiro adam" (toda a raça humana, incluindo eu e você) falhou. Veio para vencer, por meio da submissão completa ao Pai YAOHUH UL (IÁORRU UL). Veio pagar o que nós não poderíamos jamais pagar. Veio cumprir toda a Lei, a qual nenhum homem é capaz de cumprir. Ele, definitivamente, veio para vencer. Veio para dar início a uma nova raça, da qual as escrituras ensinam ser ele o Primogênito. Romanos 8:29 afirma: "Porquanto aos que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o Primogênito entre muitos irmãos".

Contudo, o que é ainda mais difícil de compreender, ou sequer cogitar, é que ele inclusive poderia ter deixado de ser ULHIM e deixado de ser Filho de YAOHUH UL (IÁORRU UL) caso igualmente fracassasse a exemplo do primeiro "adam". Impossível? Claro que não. O amor de YAOHUSHUA (IAORRÚSHUA) por nós é tão maior do que nós possamos imaginar, que ele nem preservar sua condição de ULHIM preservou ao vir nos salvar. Não existem heróis que não coloquem nada em jogo em seu ato heróico. Nenhum herói é realmente herói se não tem nada a perder em seus atos heróicos. O verdadeiro herói é aquele que coloca em risco tudo o que possui, incluindo sua própria vida, ao praticar seus atos de heroísmo. Salvar nossas vidas, pelo amor que ele possui, era mais importante do que tudo que ele pudesse ter, fosse sua vida ou sua própria condição de ULHIM.

Seria isso uma blasfêmia? Eu dizer que o Messias YAOHUSHUA (IAORRÚSHUA) poderia ter fracassado e perdido sua própria condição de ULHIM? Claro que não; pelo contrário, isso só evidencia ainda mais o imenso amor e atos de verdadeira bravura que ele praticou em favor da nossa salvação e vida eterna. Contudo, para os mais relutantes, vejamos:
  • O Messias YAOHUSHUA (IAORRÚSHUA) passou por tentação no deserto após seu jejum. Tentações sobre ele seriam apenas um teatro sem possíveis consequências danosas? Certamente que não. Certamente ha-satan, o inimigo, não iria perder seu tempo em coisas que de nada poderiam adiantar nos seus intentos de expandir o reino das trevas. Se tais tentações às quais o Messias YAOHUSHUA (IAORRÚSHUA) foi exposto não pudessem jamais conduzir ao pecado, então onde estaria o enorme mérito da vitória dele sobre o pecado? Aqueles que o acusam certamente iriam dizer que de nada valia uma vitória onde não há possibilidade de derrota, como de fato não vale nada uma vitória em tais circunstâncias. YAOHUSHUA (IAORRÚSHUA) podia, sim, ter aceitado as propostas de ha-satan, e ter fracassado totalmente, inclusive perdendo sua condição de ULHIM e jamais retornando à destra do Pai YAOHUH UL (IÁORRU UL). É isso que caracteriza um ato de bravura e infinito amor.
  • O Messias YAOHUSHUA (IAORRÚSHUA) foi tentado novamente por Káfos (corrompido como 'Pedro'), quando este queria convencê-lo a não ir para Yaohushuaoleym (corrompido como 'Jerusalem'). YAOHUSHUA (IAORRÚSHUA) acabara de dizer que em Yaohushuaoleym ele seria morto, pois afinal foi para isso que ele veio. Káfos tomou a palavra e tantava convencê-lo a desistir de ir cumprir em Yaohushuaoleym a sua missão de dar a vida no madeiro pela nossa salvação. Saber que naquela cidade ele iria morrer debaixo de enorme sofrimento é um peso quase insuportável, principalmente diante de palavras de um companheiro tentando dissuadi-lo desta determinação. A situação era muito propícia a fraquejar, e ha-satan lá estava, falando pela boca de Kafos, tentando fazer com que YAOHUSHUA (IAORRÚSHUA) fracassasse.
  • O Messias YAOHUSHUA (IAORRÚSHUA) na última noite antes do seu sacrifício disse as seguintes palavras: "o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca". YAOHUSHUA (IAORRÚSHUA) tinha pleno conhecimento da fraqueza da carne, carne esta onde ele próprio habitava como homem. E como não existem heróis sem lutas e grandes desafios, YAOHUSHUA (IAORRÚSHUA) ali passou pelas piores lutas que algum homem poderia jamais passar, a ponto de suar sangue nesta acirrada batalha de carne contra espírito. Seu espírito era reto e submisso ao Pai YAOHUH UL (IÁORRU UL), mas sua carne não podia jamais desejar o que estava se aproximando com o clarear do dia. Bastava uma fraqueza, uma desistência, um recuar, para que tudo tivesse acabado, tanto para ele como para todos nós. Seria extrema tolice pensar que YAOHUSHUA (IAORRÚSHUA) suou sangue na noite véspera de sua execução só como teatro, onde nada estivesse realmente em jogo e ameaçado. Pensar assim é que seria verdadeira blasfêmia e infâmia contra a bravura, coragem, valentia e amor imenso dele por todos nós. Reconhecer a possibilidade de fracasso de YAOHUSHUA (IAORRÚSHUA) é o que nos faz enxergar a dimensão real do que ele passou para nos resgatar das trevas e do pecado. Que valor pode ter uma vitória onde não há possibilidade de derrota?
  • O Messias YAOHUSHUA (IAORRÚSHUA) foi vilmente tentado até o último instante de vida. Ha-satan fez tudo o que podia fazer para que ele fracassasse. Pregado no madeiro, com sua carne sentindo dores inimagináveis dos pregos em suas mãos e em seus pés, ele ainda ouvia pessoas dizendo: "Se tu és filho de ULHIM, desce daí". Sem dúvida, este era um dos mais duros golpes de tentação. Quando a carne já não resistia mais, quando as dores já tinham ultrapassado o insuportável, quando a consumação da morte já era até considerada como alívio, lá estava ha-satan falando por algumas bocas e fazendo-o lembrado de que ele era ULHIM e poderia colocar um fim a toda aquela dor e sofrimento num instante, ao custo do fracasso e da sua própria condenação junto à toda a raça humana. Lembre-se sempre: a vitória só tem valor quando há possibilidade de derrota. É justamente isso que faz com que a vitória de YAOHUSHUA (IAORRÚSHUA) esteja acima do mais excelso que nossa mente possa sequer imaginar.
Tudo isso fez parte da decisão de submissão de YAOHUSHUA (IAORRÚSHUA) ao Pai YAOHUH UL (IÁORRU UL) nos céus, ao vir nascer do ventre de uma mulher, como homem, para pagar nossa dívida e cumprir nosso "contrato", a Lei. A ele seja o louvor, a honra e o esplendor eterno, amnao!

Nenhum comentário: